Um dos principais aspectos que influenciam o crescimento de uma indústria é a manutenção. Cada equipamento foi projetado para realizar seu trabalho de acordo com sua capacidade e o esforço necessário, mas para garantir que ele esteja sempre na sua melhor forma e entregue os melhores resultados, é muito importante que se seja feita a manutenção preventiva.
Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva é uma ação sistemática de monitoramento e controle dos equipamentos, que tem como objetivo minimizar ou impedir parada repentina de equipamentos que comprometem o ciclo de produção.
A manutenção preventiva facilita a identificação de possíveis falhas que possam acontecer, evitando que isto se torne efetivamente uma parada por problema técnico. Além de gerar economia, possui diversos benefícios que não comprometem a sua capacidade produtiva por se tratar de uma parada programada, como:
- Redução das paradas emergenciais;
- Redução nos custos de produção;
- Aumento na eficiência e produtividade da produção;
- Diminuição do risco de acidentes;
- Eliminação da substituição precoce de itens complexos;
- Melhor conservação do equipamento, aumentando a sua vida útil;
Cada equipamento possui um calendário de manutenções a ser realizado, de acordo com as orientações do fabricante. Por isso, é importante criar procedimentos padronizados para serem aplicados em cada equipamento.
O fabricante geralmente está na melhor posição para oferecer as melhores soluções em manutenção para o seu negócio. Faça manutenção preventiva das suas máquinas com uma empresa de confiança e que entenda desses equipamentos, como a FERDIMAT. Clique aqui para conhecer nossos serviços ou entre em contato.