A história das máquinas-ferramenta

Para chegarmos às máquinas-ferramenta como conhecemos, a Revolução Industrial foi um fator determinante no fim do século XVIII, pois acelerou a transição dos novos processos de produção.

Na época, os trabalhos eram feitos manualmente por artesãos que passavam a profissão para os filhos e netos. As principais evoluções aconteceram após a invenção da máquina a vapor, que contribuiu para a formação da indústria de modo geral.

As primeiras operações mecanizadas de retificação cilíndrica foram realizadas com a aplicação de cabeçotes porta-rebolos sobre tornos mecânicos paralelos e foi nos Estados Unidos onde surgiram as primeiras retificadoras cilíndricas sem adaptações em 1860. Cinco anos depois foi desenvolvido o primeiro modelo de retificadora destinado à venda.

Ao longo do século XX, as retificadoras ficaram cada vez mais modernas. Depois da Segunda Guerra Mundial, elas passaram a ter sistemas óleo-hidráulicos mais suaves para o movimento da mesa e dos avanços. A última mudança importante foi a adoção do CNC.

Hoje, são diversos os tipos de máquinas-ferramenta existentes no mercado. A FERDIMAT produz as melhores retificadoras tangenciais e cilíndricas. Clique aqui e confira todos os modelos.

Compartilhar