As peças genuínas, ou popularmente conhecidas como peças originais, são aquelas auditadas pela mesma empresa fabricante do equipamento, onde passa por um rigoroso processo de qualidade. Assim, uma peça genuína tem todos os requisitos e características para se adaptar perfeitamente ao equipamento.
Quando uma empresa decide não utilizar peças genuínas, ela escolhe comprometer a sua produção, por não ter certeza do desempenho que as peças poderão apresentar.
Uma das principais razões que levam empresas a comprarem peças paralelas é o valor de compra, que geralmente é menor, que acaba enganando. Pagar um pouco mais em uma peça original gera economia a longo prazo.
Quando se compra um item mais barato e que pode não durar muito tempo, será necessário substituí-lo em um tempo menor, gerando uma nova parada do equipamento, custo de substituição, e mais despesas.
De modo geral, somente as peças originais terão dimensões, materiais e características exatas, já que as paralelas são feitas a partir da cópia das originais, estando sujeitas a pequenos erros.
Outro importante fator é a garantia. A garantia de uma peça genuína é superior a uma peça paralela. Isto porque peças genuínas são fabricadas de acordo com projeto original, testadas rigorosamente para suportar todas as condições previstas.
A segurança de se utilizar peças genuínas é indiscutível, pois já foram testadas e aprovadas no equipamento, e as peças paralelas não. Portanto, peças paralelas colocam a utilização do equipamento em risco, podendo ocasionar acidentes e comprometendo a integridade física dos colaboradores.
Na FERDIMAT você encontra um amplo estoque de peças de reposição genuínas para máquinas de fabricação própria e de outros fabricantes, de modelos novos e antigos. Clique aqui e entre em contato para saber mais.